No último sábado (31), o HGU Saúde participou do Programa Criança com Todos os seus direitos, nas creches João Paulo II e Padre Zequinha, no bairro João de Deus, em Petrolina. O programa é uma iniciativa da organização internacional Save The Children, representada pela Associação Civil de Articulação para a Cidadania (Acari).
Durante o evento, os profissionais de saúde da instituição fizeram sessões de shantala, massagem originária da Índia, em crianças de zero a dois anos e proveram sessões de fisioterapia para gestantes. Além de aferição de pressão e teste de glicose gratuitos ao público do local.
Entenda o Programa
A proposta do projeto é atender as crianças de comunidades mais carentes a partir de um acompanhamento contínuo que envolva os representantes do poder público e da sociedade civil em ações sociais e de sustentabilidade.
O programa beneficiará 50 mil crianças da primeira infância em Pernambuco e na Bahia e terá duração de cinco anos. Os primeiros contatos com os municípios para a execução do projeto foram feitos em dezembro de 2009. A culminância será em 2014 quando será feito um diagnóstico da experiência. Em Pernambuco dois municípios funcionarão como centros irradiadores das ações, Petrolina e Ouricuri. Na Bahia, os escolhidos foram Juazeiro e Senhor do Bonfim.
Em Petrolina a comunidade escolhida para o trabalho foi o João de Deus. A equipe do Save The Children estará aqui em março para visitar e tirar todas as dúvidas sobre a metodologia a ser vivenciada.