Tel.: (87) 3866-8250
Hgu Plano de Saúde
Principal » Sobre o HGU » Histórico

» Página Inicial
Usuário
» Área Restrita
» Guia Médico
» Planos
» Legislação
Credenciado
» Área Restrita
» Área Restrita (Alternativa)
» Auditoria
» Portal TISS
» Guias padrão TISS
Comercial
» Área Restrita
Empresa
» Área Restrita
Colaborador
» Webmail
» Intranet
Sobre o HGU
» Histórico
» Nossa Unidades
» Berçário Virtual
» Sala de Imprensa
» Ouvidoria
» Atendimento
Links
 
 
Sobre o HGU
Histórico
 

Qualidade, profissionalismo e tecnologia são as vertentes que norteiam as atividades do Hospital Geral e Urgência desde 20 de junho de 1984. Este conceito surgiu da iniciativa de um grupo de médicos que desejavam exercer suas atividades, prestando um atendimento de qualidade aos seus pacientes em Petrolina.
O primeiro prédio do HGU estava localizado na Rua Porto Calvo, próximo ao Estádio da Associação Rural. Naquela época, o hospital contava com cinco leitos e trinta colaboradores. Internamentos, consultas, partos e cirurgias de médio porte, como cirurgias ortopédicas e urológicas eram os serviços oferecidos a população.
Após nove anos da sua fundação, com o crescimento impulsionado pela agricultura irrigada no Vale do São Francisco e a instalação de novas empresas no Distrito Industrial de Petrolina, surge a motivação dentro da instituição para a ampliação de suas instalações visando, agora, também oferecer serviços a essas empresas.
Assim, em 1993 surge o Plano HGU Saúde com o intuito de ajudar financeiramente a construção do segundo prédio do hospital. Deste modo, começa a se edificar o prédio localizado na Av Honorato Viana, em Petrolina. O HGU que conhecemos hoje ocupa 2880, 97 m² e foi inaugurado em 29 de maio de 1997.
Mais de 90 atendimentos são feitos em média por dia no HGU. Por mês, esse número ultrapassa os 2500. São 164 funcionários entre profissionais de saúde, atendimento e hotelaria. Cursos de capacitação são realizados periodicamente, promovendo contínua atualização dos profissionais e eventos comemorativos e de educação em saúde integram a comunidade médica com os pacientes. Investimentos em tecnologia e ampliações de serviços são feitos a todo tempo.
O HGU é completo. O hospital é o único que possui Centro Diagnóstico próprio e foi o pioneiro na implantação de um serviço de urgência voltado às crianças e jovens e unidade de tratamento intensivo (UTI) neonatal. Tomografia, raio X e um centro cirúrgico com três salas para realização de procedimentos de alta complexidade, também são oferecidos aos pacientes encaminhados a instituição.

Plano HGU Saúde
Em 1998, com a criação da Lei dos Planos de Saúde, que regulamenta e legaliza as operadoras, oficializa-se o Plano HGU Saúde. Naquele ano, o HGU Saúde contava com 800 clientes. Hoje o HGU Saúde é formado por 18 mil usuários em seus seis segmentos: HGU Saúde Integral e Familiar, HGU Co-participação 40% Individual e Familiar, HGU Saúde OdontoMédico e HGU Saúde Empresarial Integral e Co-participação 40%.
A filosofia do Plano HGU Saúde é a de inovar e oferecer produtos que atendam as necessidades dos seus clientes. Promoções e produtos diferenciados, como entrega de medicamentos genéricos a novos usuários, são sempre lançados para garantir que o seu investimento em saúde siga os melhores padrões de qualidade do Vale do São Francisco.
O importante para o HGU Saúde é a certeza de que o seu usuário pode usufruir de tranqüilidade na área médica e odontológica, através de preços justos e a solidez de quem possui três hospitais próprios, sendo dois voltados para área pediátrica, e um centro de referência em recuperação e prevenção, único na região do Vale.
Essa é origem do Grupo HGU Saúde.

Saúde dos pequenos
Objetivando a consolidação dos serviços médicos e integrais prestados às crianças, o Grupo HGU Saúde inaugura em 28 de março de 2003, a primeira unidade do HGU Infantil, em Petrolina. Posteriormente, em sete de novembro de 2006, é estabelecida a unidade de Juazeiro.
As unidades do HGU Infantil contam com sete pediatras, enfermeiros e técnicos de enfermagem e laboratórios para exames. Além de quartos individuais aconchegantes, as unidades possuem brinquedotecas.

Prevenção & Recuperação
Com o aumento de usuários dos planos HGU Saúde, o Grupo HGU começa a estabelecer políticas de prevenção de doenças, promoção da saúde e reabilitação. O resultado dessa preocupação com o bem-estar é a criação do Departamento de Prevenção e Atenção Domiciliar (DPAD).
Com o DPAD, os conceitos de inter e multidisciplinaridade começam a ser trabalhados com os pacientes. E a consolidação dessa inovadora estratégia é a inauguração do Centro de Prevenção e Recuperação (Cenpre), em dezembro de 2008.
O Cenpre é composto por uma equipe composta por médico, enfermeira, fisioterapeutas, terapeuta ocupacional, assistente social, fonoaudióloga, psicóloga e técnica de enfermagem. Sala de reabilitação neurofuncional, piscina aquecida, ginásio de fisioterapia, além de diversos consultórios fazem parte da sua estrutura física.Já na área de prevenção de doenças o Cenpre mantém grupos direcionados a pacientes com as chamadas doenças silenciosas, – hipertensão e diabetes – fumantes e portadores de enfisema pulmonar e portadores de Alzheimer. Na área de promoção da saúde, juntamente com DPAD, o Cenpre promove palestras e encontros com temas variados esclarecendo e informando aos usuários sobre bem-estar.